30/10/08

Capítulo VI

"O dia 13 de Setembro chegara finalmente. Apesar de ter dormido muito pouco durante a noite, devido à ansiedade e a algum nervosismo, Leonardo acordou cedo nesse dia. Continuava, contudo, deitado na cama. Os pensamentos que o ocuparam durante a noite permaneciam ainda a passear pela sua cabeça. Ainda que aquele dia fosse bastante importante para ele e de a sua alegria ser grande por ter finalmente chegado o momento tão esperado, Leonardo sentia um pequeno nervosismo, uma espécie de receio de encarar uma realidade tão diferente daquela que ele sempre vivera.
Olhava para o seu quarto, para as suas coisas à volta, para as suas medalhas e troféus conquistados, orgulhosamente expostos num escaparate, sabendo que nas noites seguintes já ali não estaria. Passaria a dormir num sítio estranho, com gente que ele não conhecia. Deixaria de ouvir a irmã bater levemente na porta, com três toques, o que acontecia sempre que ela, por algum motivo, não conseguia dormir, à espera que ele, lá de dentro, desse sinal que também não estava a dormir. E então ela entrava e ficavam a conversar até que o sono aparecesse. Deixaria de ouvir, de manhã, a mãe a gritar da cozinha, insistindo para que ele acordasse, senão chegaria atrasado às aulas.
Iria ele adaptar-se bem à mudança? Custar-lhe-ia muito ao início, mesmo sendo tão grande a sua vontade? Seria mesmo aquela a opção certa para a sua vida? Naturalmente que todas essas questões já lhe haviam passado pela cabeça desde que ele ponderou entrar para o seminário, mas, à distância, estas pareciam ter uma resposta muito segura, sem hesitações. Agora, quando chegara o dia da verdade, todas aquelas dúvidas ganhavam outra dimensão, o que lhe estava a causar toda aquela inquietação. Nas conversas que costumava ter com o padre Ribeiro depois da missa que ia acolitar, este bem lhe dizia que seria perfeitamente normal que ele se fosse sentir daquela forma à medida que a data de apresentação no seminário se fosse aproximando, e que não se preocupasse nem se atemorizasse muito com isso, já que era uma reacção natural, que acontece a todas as pessoas quando se avizinha uma mudança grande nas suas vidas." (...)

2 comentários:

  1. O princípio do livro fala mt do seminário e de como funciona e o ritmo é mesmo, às vezes, demasiado lento, mas a partir do meio as coisas começam a acelerar, até que culminam de uma forma trágica, porém com um sinal de esperança para Leonardo. Aquela luz... Muito bem, Paulo. Venham mais. Um abraço, Matos.

    ResponderEliminar
  2. Este excerto faz-me lembrar algo... :)

    ResponderEliminar