10/11/08

Capítulo XXVIII

(...)
Eu nasci no tempo errado.
Eu não nasci p`ra este mundo.
Sou assim um desterrado,
E assim sinto-me imundo.

O ser quem sou deixa-me irado
E o rosto de lágrimas inundo.
Sinto o mundo tão parado
E irrequieto tão lá no fundo.

Manuel, em mais uma noite de clausura, olhava para o seu poema acabado de escrever e relia-o, sentado junto à secretária do seu quarto, com a luz ténue do candeeiro, que ele regulara para estar quase no mínimo, a incidir sobre aquele pedaço de papel com o qual ele compartilhara um pouco mais da sua dor. Estava inclinado sobre o poema, com os cotovelos em cima da mesa e as mãos a tapar as orelhas e ficou naquela posição, inerte, durante mais de dez minutos, relendo várias vezes aquelas palavras que acabavam de sair do cálamo da sua alma.

7 comentários:

  1. Este excerto despertou-me curiosidade. bonito poema e o texto a seguir tb e mt lindo. vai ser desta q eu vou comprar. guarda 1 pra mim Paulo.depois combinamos forma de me entregares.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Paulo, conforme te prometi o ano passado, vou oferecer o teu livro aos meus amigos neste Natal. Vê lá se guardas 5 para mim, ok? Depois falamos. abraço, Nandes.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo...O que penso do teu livro já o sabes,uma estória cheia de pura beleza,de qualquer forma não poderia deixar de te dar os parabéns pela escrita, pela criatividade e pela simpatia...Bjinho. Helena

    ResponderEliminar
  4. então tens projecto para mais dois livros? o segundo titulo é sugestivo...qd sairem avisa.
    abraço.

    ResponderEliminar
  5. Poema cheio de dor. Esse Manuel sofria mesmo...
    parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Gostei do livro, como já te disse, mas os 3 poemas escritos pela personagem Manuel são lindos, de puro sofrimento. Aliás, é a minha personagem favorita, precisamente pela sua intensidade dramática. O leitor quase que sofre com ele. Venha outro assim. Estou à espera. Esse tal "Quero ser um worst-seller" parece ser engraçado. Quando sai? Um beijo, Cristina.

    ResponderEliminar
  7. O livro despertou-me interesse!! vou ler
    Maria Costa ex.Aluna do 5ºano da escola de Moure.
    beijinho

    ResponderEliminar